Aang é o último sobrevivente dos Nômades do Ar, o povo único com a exclusiva habilidade de manipular o ar. Aos doze anos de idade ele hibernou durante um século, o que faz dele um supercentenário com 112 anos. No segundo episódio ele é revelado como a atual encarnação do Avatar, o espírito do planeta manifestado em forma humana. Como tal, ele controla os Quatro Elementos e tem a missão de manter as quatro nações do mundo em paz. A série acompanha a jornada de Aang em busca do cumprimento dessa tarefa.
Katara
Katara tinha oito anos de idade quando perdeu sua mãe num ataque da Nação do Fogo. Depois disso, resignou-se em assumir um papel maternal e doméstico, enquanto seu irmão Sokka treinava para se tornar um guerreiro. Quando completou 12 anos, seu pai, Hakoda, e outros homens da tribo partiram para o Reino da Terra a fim de participarem da resistência à Nação do Fogo, deixando Katara, Sokka e sua avó, Kanna, cuidando dos aldeões restantes.
Dois anos depois, durante uma pescaria, Katara e Sokka encontraram Aang e Appa aprisionados no interior de um iceberg. Eles se tornam grandes amigos e Aang decide conduzir Katara até a Tribo da Água do Norte, para que ela possa encontrar um mestre da dobra de água. Eles são bem recebidos por sua tribo irmã, mas o Mestre Pakku rejeita Katara por ela ser mulher. Mas graças a sua forte personalidade e espírito de luta, Katara consegue convencer Pakku a ensiná-la. Ela rapidamente aprende a aprimorar sua técnica, e ao partir com Aang e Sokka rumo ao Reino da Terra, é reconhecida por Pakku como uma legítima mestra da dobra de água.
Sokka
Sokka é um adoslescente aspirante a guerreiro da Tribo da Água do Sul. Foi criado por sua avó, Kanna, e por seu pai Hadoka ao lado de sua irmã mais nova, Katara. Foi forçado a um rápido amadurecimento após sua mãe ser morta num ataque da Nação do Fogo. Ele cultivou suas habilidades de combate, enquanto Katara, se encarregava das tarefas domésticas e praticava a dobra de água. Quando ele fez 13 anos, seu pai e os outros homens da vila partiram para lutar ao lado do Reino da Terra, deixando-o para tomar conta da tribo ao lado de Katara e sua avó. Como o homem mais velho da tribo, Sokka assumiu um posto de quase-liderança aos 15 anos, protegendo a vila e tentando treinar as crianças do povoado numa nova geração de defensores.
Toph
Toph é a única filha da rica família Bei Fong, que reside na cidade de Gaoling, no Reino da Terra. Seus pais eram superprotetores e tratavam sua cegueira como um defeito, no pior sentido da palavra. Eles a julgavam frágil e extremamente vulnerável, e para evitar riscos à sua saúde, mantinham guardas vigiando-a de perto e mesmo sua existência era completo segredo do público.
Para escapar do excessivo controle de seus pais, concordou em unir-se a Aang e seus amigos. Nos primeiros episódios em que aparece, ela dizia odiar sua família, mas depois, às lágrimas, confessou a Katara que provavelmente deve tê-los magoado muito ao fugir de casa. Mais tarde, Katara enviou uma mensagem de bem-estar aos pais de Toph.
Apesar de sua deficiência, Toph desenvolveu técnicas especiais que fazem dela uma formidável dobradora de terra.É ela que ensina a dobra de terra para Aang.
Toph desenvolveu a técnica da dobra metal percebendo que este é apenas uma forma purificada da terra.
Zuko
Zuko é o primogênito do Senhor do Fogo Ozai, soberano da Nação do Fogo, e sua esposa, a Rainha Ursa, e irmão mais velho da Princesa Azula. Amado pela mãe e ignorado pelo pai, cresceu apegado à figura materna, que sempre deu preferência à sua irmã, pois essa tinha uma melhor técnida na dobra de fogo.
Cerca de cinco anos antes do início da série, Zuko recebeu a notícia da morte de Lu Ten, o único filho de seu tio Iroh, durante o cerco de Ba Sing Se. Tomado pelo pesar, Iroh abandonou a luta, o que Ozai viu como oportunidade para convencer seu pai, o Senhor do Fogo Azulon, a herdar o trono. Enfurecido com tal proposta, Azulon ordenou que Ozai fosse punido com o sacrifício de seu próprio filho, Zuko. Mas antes que isso acontecesse, Azulon faleceu e Ursa desapareceu misteriosamente. Mais tarde, soube-se que Ursa formulou um plano para poupar a vida de Zuko e garantir a ascensão de Ozai ao trono.
Três anos após esses acontecimentos, Iroh permitiu que Zuko participasse de uma reunião do conselho de guerra presidido por Ozai. Ao ouvir o plano de um general que pretendia sacrificar em batalha uma tropa de soldados inexperientes, Zuko ergueu sua voz em protesto, o que seu pai recebeu como um insulto. Ozai ordenou que Zuko o enfrentasse em um Agni kai, um duelo de honra. Convencido de que iria enfrentar o general, Zuko caiu em desespero ao descobrir que seu adversário era o próprio Ozai, e desistiu da luta. Para puni-lo por sua fraqueza e desrespeito, Ozai queimou horrivelmente a face esquerda de Zuko, tirou-lhe o direito à sucessão do trono, e exilou-o sob ordem de jamais retornar a não ser que o Avatar fosse capturado.
Azula
A princesa Azula é a filha mais nova do Senhor do Fogo Ozai e irmã do Zuko. Seu nome é uma homenagem a seu avô, pai de Ozai, o Senhor do Fogo Azulon. Nas tradições chinesas, o azul ou Azure Dragon é o mais forte dos Quatro Símbolos das constelações, é o Dragão do Leste, controla os melhores territórios, e representa a primavera, que é a estação no Livro 2.
Azula cresceu no esplendor e privilégios de ser realeza na Nação do Fogo.
Sua mente espirituosa e o fato de ser um prodígio na dobra de fogo ganhou grande atenção e elogios, e rapidamente se tornou o filho favorito de Ozai. O pai a criou como sua verdadeira herdeira, mostrando-a políticas e confidências, enquanto ignorava Zuko.No último episódio da série, ela numa luta contra seu irmão e é derrotada, já que estava sofrendo pelo abandono de suas amigas Mai e Ty Lee, que a deixaram confusa psicologicamente, deixando-a louca. No final da série, Azula tem um colapso mental e é internada num hospital psiquiátrico onde ela é vigiada 24 horas por dia.