Aang é o último sobrevivente dos Nômades do Ar, o povo único com a exclusiva habilidade de manipular o ar. Aos doze anos de idade ele hibernou durante um século, o que faz dele um supercentenário com 112 anos. No segundo episódio ele é revelado como a atual encarnação do Avatar, o espírito do planeta manifestado em forma humana. Como tal, ele controla os Quatro Elementos e tem a missão de manter as quatro nações do mundo em paz. A série acompanha a jornada de Aang em busca do cumprimento dessa tarefa.
Katara
Katara tinha oito anos de idade quando perdeu sua mãe num ataque da Nação do Fogo. Depois disso, resignou-se em assumir um papel maternal e doméstico, enquanto seu irmão Sokka treinava para se tornar um guerreiro. Quando completou 12 anos, seu pai, Hakoda, e outros homens da tribo partiram para o Reino da Terra a fim de participarem da resistência à Nação do Fogo, deixando Katara, Sokka e sua avó, Kanna, cuidando dos aldeões restantes.

Sokka

Toph
Toph é a única filha da rica família Bei Fong, que reside na cidade de Gaoling, no Reino da Terra. Seus pais eram superprotetores e tratavam sua cegueira como um defeito, no pior sentido da palavra. Eles a julgavam frágil e extremamente vulnerável, e para evitar riscos à sua saúde, mantinham guardas vigiando-a de perto e mesmo sua existência era completo segredo do público.
Para escapar do excessivo controle de seus pais, concordou em unir-se a Aang e seus amigos. Nos primeiros episódios em que aparece, ela dizia odiar sua família, mas depois, às lágrimas, confessou a Katara que provavelmente deve tê-los magoado muito ao fugir de casa. Mais tarde, Katara enviou uma mensagem de bem-estar aos pais de Toph.
Apesar de sua deficiência, Toph desenvolveu técnicas especiais que fazem dela uma formidável dobradora de terra.É ela que ensina a dobra de terra para Aang.
Toph desenvolveu a técnica da dobra metal percebendo que este é apenas uma forma purificada da terra.
Zuko
Zuko é o primogênito do Senhor do Fogo Ozai, soberano da Nação do Fogo, e sua esposa, a Rainha Ursa, e irmão mais velho da Princesa Azula. Amado pela mãe e ignorado pelo pai, cresceu apegado à figura materna, que sempre deu preferência à sua irmã, pois essa tinha uma melhor técnida na dobra de fogo.

Três anos após esses acontecimentos, Iroh permitiu que Zuko participasse de uma reunião do conselho de guerra presidido por Ozai. Ao ouvir o plano de um general que pretendia sacrificar em batalha uma tropa de soldados inexperientes, Zuko ergueu sua voz em protesto, o que seu pai recebeu como um insulto. Ozai ordenou que Zuko o enfrentasse em um Agni kai, um duelo de honra. Convencido de que iria enfrentar o general, Zuko caiu em desespero ao descobrir que seu adversário era o próprio Ozai, e desistiu da luta. Para puni-lo por sua fraqueza e desrespeito, Ozai queimou horrivelmente a face esquerda de Zuko, tirou-lhe o direito à sucessão do trono, e exilou-o sob ordem de jamais retornar a não ser que o Avatar fosse capturado.
Azula
Azula cresceu no esplendor e privilégios de ser realeza na Nação do Fogo.
Sua mente espirituosa e o fato de ser um prodígio na dobra de fogo ganhou grande atenção e elogios, e rapidamente se tornou o filho favorito de Ozai. O pai a criou como sua verdadeira herdeira, mostrando-a políticas e confidências, enquanto ignorava Zuko.No último episódio da série, ela numa luta contra seu irmão e é derrotada, já que estava sofrendo pelo abandono de suas amigas Mai e Ty Lee, que a deixaram confusa psicologicamente, deixando-a louca. No final da série, Azula tem um colapso mental e é internada num hospital psiquiátrico onde ela é vigiada 24 horas por dia.